Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados de enfermagem no período pós-parto: um enfoque na atuação do enfermeiro diante as complicações puerperais / Nursing care in the postpartum period: a focus on nurses' performance in the face of postpartum complications / Atención de enfermería en el período posparto: un enfoque en el desempeño de las enfermeras ante complicaciones posparto

Teixeira, Patrícia da Costa; Simões, Mariluce Miná Dias; Santanna, Geane dos Santos; Teixeira, Noemi Alves; Koeppe, Giselle Barcellos; Cerqueira, Luciana da Costa Nogueira.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(259): 3436-3446, dez.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1095343
Objetivou-se apontar as principais complicações durante o puerpério e descrever os cuidados de enfermagem necessários frente à estas complicações. Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. O cenário um Hospital Municipal, localizado na Região dos Lagos. Os sujeitos 10 enfermeiras que trabalham na área de obstetrícia, atuantes no período de puerpério. O método de coleta de dados deu-se através de questionário, no período de fevereiro a maio de 2019. A análise de dados foi pelo método de Análise do Conteúdo de Bardin. Os enfermeiros apresentaram como complicações mais comuns a Cefaleia Pós-Raquidiana, Mastite, Infecção da Ferida Operatória, Doença Hipertensiva Específica da Gestação e Atonia Uterina. Como principais cuidados prestados para a prevenção da hemorragia temos a avaliação do tônus uterino, separação da ocitocina conforme a prescrição médica, amamentação e avaliação do globo de segurança de Pinard. Fica notório a necessidade de realizações de educação continuada com a equipe de enfermagem e a implementação de protocolos operacionais padrão para unificar e nivelar a assistência, dando subsídios para os cuidados as puérperas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2