Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática / Active methodologies in nursing students education: a systematic review / Metodologías activas en la enseñanza de estudiantes de enfermería: una revisión sistemática

Jurado, Sonia Regina; Vidal, Vitória Giulia Alves; Silva, André Valério da; Moreira, Adailson da Silva; Bassler, Thais Carolina; Sanchez, Andrea.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(259): 3457-3464, dez.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1095349

Objetivo:

Analisar o uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação de Enfermagem.

Método:

Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas fontes de busca LILACS, SciELO, PubMed, BDENF e CINAHL, no período de 2007 a 2018. A questão norteadora desta revisão sistemática foi Quais são os impactos da utilização das metodologias ativas na formação dos profissionais de enfermagem?

Resultados:

Foram identificados 548 artigos, mas, selecionados 62 artigos que se adequaram à temática estudada. As metodologias ativas abordadas nos trabalhos foram problematização, aprendizagem baseada em equipe, software ou programa computacional, caso clínico, diário de bordo, portfólio reflexivo e simulação.

Conclusões:

A maioria dos trabalhos estudados identificou as tentativas da enfermagem para adotar concepções pedagógicas inovadoras em suas práticas de ensino e assistência. As metodologias ativas utilizados na formação da Enfermagem tornaram os profissionais mais independentes, preparados para trabalhar em equipe e envolvidos com a realidade social.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2