Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Configurações do mundo do trabalho e o processo saúde-doença dos trabalhadores docentes de enfermagem / Working world's configurations and the health-disease process of nursing teachers / Configuraciones del mundo laboral y el proceso de salud-enfermedad de los trabajadores docentes de enfermería

D'Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht; Souza, Norma Valeria Dantas de Oliveira; Varella, Thereza Christina Mó y Mó Loureiro; Almeida, Priscila Francisca.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e33123, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1096012

Objetivo:

analisar as repercussões do trabalho docente na saúde nos professores de enfermagem.

Método:

estudo qualitativo e descritivo realizado com 27 docentes de duas universidades públicas federais do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e a técnica utilizada para o tratamento dos dados foi a análise temática de conteúdo.

Resultados:

devido às novas configurações do trabalho docente, que pressiona por alta demanda laboral e, por sua vez, oferece inadequadas condições de trabalho, esta atividade favorece ao adoecimento desses profissionais, que em contrapartida, relegam a segundo plano o cuidado com a própria saúde.

Conclusão:

compromissos exigidos no dia a dia e a falta de qualidade no trabalho tornam a vida do docente cada vez mais afastada do seu autocuidado e com elevado potencial para o adoecimento.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1