Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Amamentação cruzada no cenário da precarização do trabalho em saúde: atuação do enfermeiro / Cross-breastfeeding in the scenario of precarization of health work: nurse's role / Lactancia cruzada en el escenario de precarización del trabajo de salud: papel de la enfermera

Gomes, Cristiane Santos; Dias, Midian Oliveira; Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará; Peres, Patricia Lima Pereira; Arantes, Poliana Coeli Costa; Rodrigues, Bruno Rego Deusdará.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e35224, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1096015

Objetivo:

investigar a atuação dos enfermeiros frente à amamentação cruzada e correlacionar com a atual questão da precarização do trabalho.

Método:

estudo qualitativo do tipo descritivo com base metodológica de análise do discurso, realizado com seis enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família (ESF) por meio de um grupo focal.

Resultados:

o tema amamentação cruzada é apresentado como um indicador de conflitos ético-profissionais no processo de trabalho, expressando-se nos seguintes aspectos conhecimento das prescrições de contraindicação, sensação de dificuldade em intervir e transferência à nutriz por qualquer dano à saúde da criança. Considerações finais no cotejo entre esses resultados e uma organização de trabalho com normas e rotinas institucionalizadas, discutem-se como efeitos da não utilização de técnicas de aconselhamento, a fragilização da autonomia da nutriz, de forma imperceptível, reproduzidas por enfermeiros na assistência.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1