Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuição do debriefing no ensino baseado em simulação / Contribution of debriefing in simulation-based on simulation

Klippel, Christina; Bastos Nieto, Evellin Camargo; Santos, Heloisa Andreia Silva dos; Emmerick, Liszety Guimarães; Costa, Luiza Cerqueira Reis da; Silva, Roberto Carlos Lyra da.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-5], 2020. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1096020

Objetivo:

analisar a percepção de residentes de enfermagem quanto à contribuição do debriefing para a sua aprendizagem a partir de uma experiência de Simulação de Alta Fidelidade.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal, com 103 enfermeiros do 1o ano do Programa de Residência de Enfermagem de uma universidade federal brasileira. Criou-se o workshop "Simulação na assistência de enfermagem ao paciente em alta complexidade" em cinco etapas aula expositiva sobre o Protocolo ACLS 2015 da American Heart Association; oficina de habilidades práticas; instrução sobre o ambiente de simulação e as funções dos membros da equipe para a atuação nos cenários; debriefing e preenchimento do instrumento "Escala de Experiência com o debriefing" (EED). Considerou-se, para a análise e classificação dos dados, o ponto de corte de 70% de concordância entre os itens avaliados pela EED.

Resultados:

indicou-se, por 75% dos respondentes, o índice Likert "concordo totalmente" e 25%, o índice "concordo parcialmente".

Conclusão:

demonstra-se, no estudo, que residentes de Enfermagem consideraram o processo de debriefing como fator de grande contribuição para sua aprendizagem e formação profissional.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1