Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivência materna com o método canguru no domicílio / Maternal experience with the kangaroo method at home / Experiencia materna con el método canguro en casa

Reichert, Altamira Pereira da Silva; Soares, Anniely Rodrigues; Bezerra, Iolanda Carlli da Silva; Dias, Tayanne Kiev Carvalho; Guedes, Anna Tereza Alves; Vieira, Daniele de Souza.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1295, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1096470

Objetivo:

analisar a vivência materna com o Método Canguru no domicílio.

Métodos:

pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 10 mães-cangurus egressas de uma maternidade de referência de uma capital do Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática.

Resultados:

as mães vivenciaram sentimentos como medo e insegurança durante a etapa domiciliar do Método Canguru e afirmaram que são escassas as orientações fornecidas pelos profissionais de saúde e o apoio para o seguimento do método no domicílio.

Conclusão:

a vivência materna durante o Método Canguru no domicílio é permeada por desafios quanto ao cuidado ao recém-nascido, portanto, as mães necessitam de orientações claras em todas as suas etapas, bem como do apoio dos profissionais da Estratégia Saúde da Família e de familiares, para dar continuidade ao método e, assim, reduzir a morbimortalidade infantil.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2