Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O manejo da sífilis gestacional no pré-natal / The management of gestational syphilis in the prenatal

Rosa, Renata Fernandes do Nascimento; Araújo, Aline Santos de; Silva, Álan Daniel Barbosa; Silva, Ana Karoline; Martins, Jany Valéria Macêdo; Alves, Jadson Martins; Santos, Larissa Thalyta Dantas de Oliveira.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-7], 2020. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1096987

Objetivo:

analisar o manejo da sífilis gestacional durante a assistência pré-natal.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, desenvolvido por meio de uma pesquisa sistemática na BVS com os descritores em saúde, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF durante o mês de junho. Selecionaram-se artigos originais na íntegra; em português, inglês e espanhol; publicados entre 2017 a 2019. Utilizou-se o CASP para análise de elegibilidade dos estudos, apresentando-os em forma de figuras e analisando-os-de maneira descritiva.

Resultados:

encontraram-se 303 artigos e, após filtrá-los com os critérios de elegibilidade, sete artigos foram selecionados para esta revisão.

Conclusão:

certifica-se de que o manejo da sífilis gestacional foi realizado inadequadamente na maioria dos estudos analisados devido ao diagnóstico e ao tratamento tardios, não adesão ao tratamento, pela gestante e pelo parceiro, número reduzido de consultas pré-natais, insegurança profissional de realizar os esquemas terapêuticos e problemas organizacionais dos serviços de saúde. Percebe-se a necessidade de implementar medidas mais eficazes no contexto profissional e melhoria dos serviços de saúde para a realização do manejo adequado.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1