Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Riscos ocupacionais na sala de vacinação e suas implicações à saúde do trabalhador de enfermagem / Occupational risks in the vaccination room and its implications for the health of the nursing workers / Riesgos laborales en la sala de vacunación y sus implicaciones para la salud del trabajador de enfermería

Fonseca, Elizabeth Camacho; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Nascimento, Flaviana Pereira Bastos; Tracera, Gisele Massante Peixoto; Moraes, Katerine Gonçalves; Zeitoune, Regina Célia Gollner.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e45920, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1097273

Objetivo:

analisar a associação entre os riscos ocupacionais e os danos relacionados ao trabalho de enfermagem em sala de vacinação.

Método:

estudo transversal analítico realizado em salas de vacinação de unidades de atenção primária à saúde entre junho e julho de 2017, com 171 trabalhadores de enfermagem. Utilizou-se um instrumento com informações sobre dados sociodemográficos, laborais e riscos ocupacionais e a Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

a exposição ocupacional aos riscos físico e ergonômico esteve associada a todas as formas de adoecimento investigadas, enquanto que a exposição ao risco mecânico às formas de adoecimento relacionadas aos danos físicos e psicológicos. A exposição ao risco químico associou-se ao adoecimento físico.

Conclusão:

as condições de trabalho a que os profissionais da enfermagem são expostos nas salas de vacinação, expressadas em riscos ocupacionais, são associadas a danos à sua saúde.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1