Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores de estresse nos profissionais de enfermagem no combate à pandemia da COVID-19: síntese de Evidências / Stress factors in nursing professionals in combating the COVID-19 pandemic: synthesis of evidence

Barbosa, Diogo Jacintho; Gomes, Márcia Pereira; Souza, abiana Barbosa Assumpção de; Gomes, Antônio Marcos Tosoli.
Comun. ciênc. saúde ; 31(suppl.1): 31-47, 2020. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1097300
A síndrome respiratória aguda grave causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)foi considerada pandêmica desde marçode 2020pela Organização Mundial de Saúde.

Objetivo:

identificar os principais efeitos psicológicos da pandemia da COVID-19 nos profissionais de enfermagem; descrever os principais fatores capazes de gerar estresse psicológico nos professionais de enfermagem;descrever as estratégias de copingpara o combate ao estresse emocional.

Método:

revisão da literatura, utilizando-se5artigos indexados no PubMed e LILACS.

Resultados:

o aumento da carga de trabalho, medo de contaminar os familiares e de se contaminar, desinformação e raiva do governo e dos sistemas de saúde são os principais fatores capazes de gerar estresse emocional nos profissionais de enfermagem.

Conclusão:

é de suma importância considerar as questões psicológicas, reconhecendo e acolhendo os receios e medos dos profissionais de enfermagem criando-se assim uma esfera de estabilidade em meio à crise.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1