Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de enfermagem identificados em usuários de álcool e outras drogas / Nursing diagnoses identified in alcohol and other drug users

Moreira, Deborah Fernanda Nunes; Santos, Isabella Lopes; Azevedo, Bruna Micaelle Evangelista Pereira; Araújo, Diego Dias de; Gusmão, Ricardo Otávio Maia.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(5): 103-108, 20190000. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1097583

Objetivo:

Identificar os principais diagnósticos de enfermagem em usuários de álcool e outras drogas, acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial do Norte de Minas Gerais, Brasil.

Método:

Estudo exploratório Descritivo, do tipo transversal realizado com 26 indivíduos. Os dados foram coletados em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, através da consulta de enfermagem, com auxílio de um instrumento com variáveis de caracterização sociodemográfica e clínica.

Resultados:

95,7% eram do sexo masculino, a média de idade foi de 42 anos. 92,3% relataram usar álcool, 76,9% tabaco e 69,2% outras drogas. Identificaram-se 104 termos que se referiam a 60 diferentes diagnósticos de enfermagem da terminologia CIPE®, classificados conforme as Necessidades Humanas Básicas.

Conclusão:

Por meio dos Diagnósticos de Enfermagem elencados evidencia-se a necessidade da implementação e consolidação do Processo de Enfermagem como estratégia fundamental para melhoria de qualidade da assistência de enfermagem em saúde mental. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2