Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transtorno afetivo bipolar: determinantes sociais de saúde, adesão ao tratamento e distribuição espacial / Bipolar affective disorder: health social determinants, adherence to treatment and space distribution / Trastorno afectivo bipolar: determinantes sociales de la salud, adherencia al tratamiento y distribución del espacio

Elias, Ana Flávia Diniz; Fagueiro, Camila de Oliveira; Silveira, Edilene Aparecida Araújo da; Pinto, Jeizziane Aparecida Ferreira; Aleluia Júnior, José Arimatéa de; Machado, Richardson Miranda.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e43934, jan.-dez. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1097673

Objetivo:

identificar os determinantes sociais de saúde dos pacientes com transtorno afetivo bipolar (TAB), sua distribuição espacial e a adesão ao tratamento.

Métodos:

estudo descritivo e transversal, com amostragem não probabilística, realizado no Centro de Atenção Psicossocial de Divinópolis/Minas Gerais, no período de fevereiro/2017 a fevereiro/2018 com 35 pacientes diagnosticados com TAB, submetidos a um questionário, escala clínica e telefonemas. Análise estatística realizada através de técnicas univariadas e multivariadas. Estudo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

a maioria da população estudada apresentou predição positiva à adesão ao tratamento, que se associou ao sexo, idade, estilo de vida saudável, apoio de redes sociais e comunitárias, saneamento básico, acesso a serviços sociais de saúde e benefício do governo.

Conclusão:

a adesão ao tratamento é um produto da interação entre as dimensões relacionadas ao paciente, ao serviço de saúde, aos fatores socioeconômicos e à terapêutica proposta.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1