Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de uma Microrregião da Saúde do Ceará / Characteristics of nurses of the family health strategy of a ceará health microregion

Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Pessoa, Catarina Vasconcelos; Teixeira, Iane Ximenes; Machado, Maria Helena; Oliveira, Eliany Nazaré; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(5): 130-136, 20190000. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1097680

Objetivo:

Descrever o perfil dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, considerando suas características sociodemográficas, do mercado de trabalho e dos empregos.

Método:

Pesquisa exploratória, sob abordagem quantitativa, baseada num estudo de caso, desenvolvida com 64 enfermeiros dos municípios da 12ª Regional da Saúde do Ceará. A coleta ocorreu por meio de questionário do Google Forms® e os dados foram analisados utilizando software R.

Resultados:

Os dados sociodemográficos dos enfermeiros apontam 79,7% são do sexo feminino, 71,9% são pardos, 43,7% são solteiros, com faixa etária mais prevalente de 26 a 30 anos (29,7%), 46,8% percebem um salário entre três a quatro mil reais. Quanto ao trabalho, predomina a prestação de serviço por tempo determinado (50%) e 18,8% têm mais de um emprego.

Conclusão:

Os resultados deste estudo trazem a reflexão e a contribuição para o desenvolvimento de políticas de gestão do trabalho, que melhore as condições, reduza a precarização e tente a fixação dos profissionais na região. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2