Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Convivência com filhos com transtorno do espectro autista: desvelando sentidos do ser-aí-mãe / Conviviendo con niños con el trastorno del espectro autista: desvellando los sentidos del ser-ahí-madre / Living with children with autistic spectrum disorder: unveiling the meanings of the being-there-mother

Rendon, Daniela de Cássia Sabará; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Amorim, Thaís Vasconselos; Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho; Melo, Maria Carmen Simões Cardoso de; Batista, Bárbara Lacy Vitorino.
Rev. baiana enferm ; 33: e31963, 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1098707
Objetivo desvelar sentidos de mães na convivência com filhos acometidos pelo transtorno de espectro autista (TEA). Método pesquisa qualitativa, ancorada na fenomenologia heideggeriana, com dados coletados por meio de entrevista fenomenológica com 14 mulheres/mães, entre janeiro e março de 2016. Resultados as mães significaram que a convivência trazia aprendizado, mudanças como ser humano e busca por saber tudo a respeito de autismo; e não conseguir trabalhar, por ter de cuidar do filho, sentir-se excluída e sobrecarregada. Conclusão o alcance do movimento existencial do ser-aí-mãe na convivência com o filho acometido pelo TEA permitiu compreender as mudanças, exigências e cobranças que cabiam à mulher que, de modo inautêntico, ocupava-se com a rotina de cuidados ao filho. Preocupando-se em oferecer o melhor de si, sentia-se distante do cuidado consigo e com suas relações sociais e familiares. Do mesmo modo, pela fragilidade da rede de apoio social, tornava-se vulnerável biopsicosocioespiritualmente.
Biblioteca responsável: BR21.2