Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Discurso de homens sobre o acesso à saúde na atenção básica / El discurso de hombres sobre el acceso a la salud en la atención primaria / Discourse of men about access to health in primary health care

Batista, Bruno Dias; Andrade, Mayara Evangelista de; Gadelha, Marília Moreira Torres; Silva, Jéssica Mayara Almeida; Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa; Fernandes, Marcelo Costa.
Rev. baiana enferm ; 33: e29268, 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1098726
Objetivo conhecer os discursos de homens sobre o acesso à saúde na Atenção Básica. Método estudo descritivo, realizado em dezembro de 2016 com 20 usuários da Atenção Básica do município de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Adotou-se como recurso metodológico a Análise de Discurso. Resultados dos discursos emergiram as categorias dificuldade em discernir as funções da Atenção Básica; exaltação do modelo biomédico; prática da medicalização; fatores de afastamentos do serviço; ausência de ações e programas destinados aos homens; e divergência entre masculinidade e feminilidade. Conclusão os discursos masculinos ratificaram a necessidade de reorientação de saberes e práticas dos serviços de saúde para ampliar o acesso da população masculina na Atenção Básica.
Biblioteca responsável: BR342.1