Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios do envelhecimento e a participação na universidade aberta à terceira idade: percepção de idosos / Desafíos del envejecimiento y la participación en la universidad abierta de la tercera edad: percepción de los ancianos / Challenges of aging and the participation in the open university for the seniors: perception of the elderly

Castilho, Juliana Araújo; Medeiros, Maria Olívia Sobral Fraga de; Santos, Jacilene Santiago do Nascimento Trindade dos; Amaral, Juliana Bezerra do; Silva, Rudval Souza da.
Rev. baiana enferm ; 34: e34846, 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1098742
Objetivo analisar a percepção do idoso acerca dos desafios do envelhecimento e de sua participação na Universidade Aberta à Terceira Idade. Método pesquisa de natureza exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, realizada com idosos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade de uma capital brasileira. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada de setembro a outubro de 2016 e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temática. Resultados emergiram três categorias temáticas "envelhecimento conquista, liberdade, oportunidade e etapa do ciclo da vida"; "o desafio de enfrentar as mudanças e o olhar da sociedade diante do envelhecimento" e "a Universidade Aberta à Terceira Idade como ferramenta para enfrentar os desafios do envelhecimento". Conclusão a participação dos idosos no projeto Universidade Aberta à Terceira Idade é uma tática positiva para as inter-relações sociais e individuais, apresentando benefícios assertivos para a sua qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR342.1