Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Professional skills for health promotion in caring for tuberculosis patients / Habilidades profesionales para la promoción de la salud en el cuidado de pacientes con tuberculosis / Competências profissionais de promoção da saúde no atendimento a pacientes com tuberculose

Costa, Amanda de Fátima Alves; Gomes, Altamira Mendonça Félix; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Silva, Lucilane Maria Sales da; Barbosa, Lorena Pinheiro; Aquino, Priscila de Souza.
Rev. bras. enferm ; 73(2): e20180943, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1098798
RESUMO

Objetivos:

compreender as competências de promoção da saúde encontradas nas falas de profissionais de saúde no atendimento a pacientes com tuberculose.

Métodos:

estudo qualitativo, desenvolvido com sete profissionais envolvidos no atendimento a pacientes com tuberculose, identificados a partir de abordagem sociocêntrica, cujas falas foram submetidas à análise com base no modelo de competências para promoção da saúde presentes no Consenso de Galway.

Resultados:

evidenciaram-se quatro domínios Catalisar mudanças; Liderança; Planejamento; e Parcerias. Esses domínios resultaram das ações de educação em saúde, da contribuição dos profissionais enfermeiros na gestão, busca de atendimento às necessidades dos pacientes e articulação de setores profissionais. Considerações finais constatou-se a presença de alguns domínios de competências nas falas dos profissionais de saúde, com a citação do enfermeiro no desenvolvimento de competências essenciais para a realização de atividades promotoras de saúde, como a catalisação de mudanças e a liderança no acompanhamento de pacientes com tuberculose.
Biblioteca responsável: BR21.1