Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation of the definitions of nursing diagnoses for individuals with Aids / Validación de las definiciones de los diagnósticos enfermeros para personas con Sida / Validação das definições de diagnósticos de enfermagem para pessoas com Aids

Souza Neto, Vinicius Lino de; Costa, Rayanne Teresa da Silva; Santos, Wenysson Noleto dos; Fernandes, Sâmara Fontes; Lima, Dhyanine Morais de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. bras. enferm ; 73(4): e20180915, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1098822
RESUMO

Objetivos:

elaborar e validar o conteúdo das definições conceituais e operacionais dos Diagnósticos de Enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para pessoas com Aids.

Métodos:

estudo metodológico com cem pessoas vivendo com Aids, em um Hospital Escola. Além disso, 19 enfermeiros selecionados por meio da plataforma Lattes atuaram como juízes no processo de validação. A pesquisa foi realizada apreciando-se três momentos identificação e validação dos diagnósticos de enfermagem; construção das definições conceituais e operacionais dos diagnósticos, e validação de conteúdo, utilizando-se o índice de validade de conteúdo.

Resultados:

foram identificados 35 diagnósticos, sendo validados 18, para os quais foram construídas e validadas as definições conceituais e operacionais com índice de validade de conteúdo ≥ 0,8.

Conclusões:

a construção das definições conceituais e operacionais permite que o enfermeiro possa analisar as inferências clínicas e assim reafirmar o diagnóstico de enfermagem, contribuindo para a sua capacidade preditora.
Biblioteca responsável: BR21.1