Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Religiosidade, estratégias de coping e satisfação com a vida: Verificação de um modelo de influência em estudantes universitários / Religiosity, coping strategies and satisfaction with life: Verification of a model of influence in university students / Religiosidad, estrategias de coping y satisfacción con la vida: Verificación de un modelo de influencia en estudiantes universitarios

Fleury, Luis Felipe de Oliveira; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Rocha, Julio Cesar Cruz C. da; Formiga, Nilton Soares; Tavares e Souza, Marilei de Melo; Marques, Sérgio Corrêa; Bernardes, Margarida Maria Rocha.
Rev. port. enferm. saúde mental ; (20): 51-57, dez. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1099218

CONTEXTO:

O ambiente universitário pode muitas vezes favorecer o desenvolvimento de problemas de saúde mental, uma vez que os universitários são submetidos a intenso nível de estresse e carga cognitiva.

OBJETIVO:

Verificar a influência da religiosidade na satisfação com a vida e na adoção de estratégias para lidar com os problemas.

MÉTODOS:

Estudo quantitativo com coleta de dados utilizando instrumentos psicométricos validados com 588 estudantes universitários de 18 a 63 anos. Foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais para verificar um modelo de influência.

RESULTADOS:

Os resultados indicam que a Religiosidade influencia positivamente e de forma significativa a Satisfação com a Vida, bem como a adoção de Estratégias para Enfrentamento de Problemas. Os resultados não são generalizáveis, entretanto constituem evidência empírica da importância da religiosidade em termos de saúde mental.

CONCLUSÃO:

De forma geral, esta pesquisa pretendeu verificar um modelo teórico sistêmico, o qual hipotetizava uma interdependência entre as variáveis Religiosidade, Coping e Satisfação com a vida que se comprovou. Com isso, acredita-se que os resultados observados, teoricamente, sustentam as propostas sugeridas pela psicologia positiva.
Biblioteca responsável: BR21.1