Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação interpessoal do enfermeiro durante o exame físico: fatores que interferem nesta competência / Interpersonal communication of the nurse during the physical examination: factors that interfere in this competence

Pontes, Ana Elise Lopes; Alves, Francine da Costa; Pereira, Thais Josgrilberg; Puggina, Ana Claudia Giesbrecht.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(6): 42-49, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1099460

Objetivo:

avaliar quais fatores sociodemográficos e profissionais interferem na competência em comunicação interpessoal do enfermeiro durante o exame físico.

Metodologia:

Estudo analítico transversal quantitativo realizado com enfermeiros assistenciais. Foi utilizada a "Escala de Autoavaliação sobre Profissionalismo e Comunicação Interpessoal entre Enfermeiros e Pacientes".

Resultados:

A amostra constituiu-se de 171 enfermeiros com média de idade 33,93 anos (±7,14%), a maioria do sexo feminino (87,7%) e com companheiro estável (63,1%). O escore médio total foi de 47,7 (±5,1). Houve diferença estatística na comparação entre a cor autorreferida com o fator sinceridade nas relações (p=0,04) e na comparação entre a idade e o fator habilidade interpessoal (p=0,05).

Conclusões:

Os enfermeiros percebem-se com moderado a alto profissionalismo e competentes na relação enfermeiro-paciente. Os fatores que interferiram na comunicação interpessoal e profissionalismo do enfermeiro foram idade, cor autorreferida, tempo de formação, escolaridade, religião, sexo e unidade de atuação. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2