Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da ocorrência de estresse entre estudantes de enfermagem / Analysis of the occurrence of stress among nursing students

Brito, Maria da Conceição Coelho; Araújo, Renara Maria Bandeira Vieira; Dias, Maria Socorro de Araújo; Silva, Lielma Carla Chagas da; Rodrigues, Paloma de Vasconcelos; Moita, Marina Pereira.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(6): 70-78, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1099467

Objetivo:

analisar a ocorrência de estresse com discentes de enfermagem inseridos em vivências práticas na modalidade de internato em uma Escola de Enfermagem.

Metodologia:

Estudo exploratório-descritivo, quantitativo, com 96 internos de enfermagem. Utilizou-se para coleta questionário sociodemográfico e acadêmico, e instrumento para averiguação de ocorrência de estresse. Dados tabulados no software Epi Info e apresentados em tabelas.

Resultados:

O resultado prevalente sobre a ocorrência de estresse foi "sentir-se pouco estressado com as situações propostas", 36 (37,5%) dos discentes. A presença de estresse no cotidiano é um dado preocupante, visto que pode inferir no exercício da profissão ou ainda na vida acadêmica.

Conclusão:

O estudo permitiu uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no ambiente universitário e que sujeitam os discentes a situações estressoras, reconhecendo a necessidade de um melhor cuidado de si e do outro. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2