Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de enfermagem relacionados à amamentação em nutrizes acompanhadas na atenção primária à saúde / Nursing diagnostics related to breastfeeding in nursing mothers accompanied in primary health care

Rodrigues, Lidiane do Nascimento; Santos, Aliniana da Silva; Torquato, Rebecca Camurça; Lopes, Ana Paola de Araújo; Gomes, Priscila Pereira de Souza; Chaves, Edna Maria Camelo.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(6): 125-130, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1099502

Objetivo:

identificar os diagnósticos de enfermagem da NANDA-I relacionados à amamentação em nutrizes acompanhadas na atenção primária à saúde.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde em Fortaleza, Ceará, com a participação de 135 nutrizes e seus filhos. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário contendo perguntas abertas e fechadas. Foi utilizada a versão NANDA-I 2015-2017 para a identificação dos diagnósticos de enfermagem. As informações obtidas no estudo foram tratadas pela análise descritiva.

Resultados:

Os diagnósticos de enfermagem identificados foram Disposição para amamentação melhorada, Amamentação ineficaz, Leite materno insuficiente, Amamentação interrompida, Risco de vínculo prejudicado e Padrão ineficaz de alimentação do lactente.

Conclusão:

o diagnóstico de enfermagem relacionados à amamentação mais frequentes foi Disposição para amamentação melhorada, demonstrando a importância do apoio a nutriz na prática do aleitamento. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2