Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implantação da auditoria operativa em uma Autarquia Municipal / Implementation of operative audit in a municipal authority

Liberatti, Vanessa Moraes; Pedro, Danielli Rafaeli Candido; Gvozd, Raquel; Pissinati, Paloma de Souza Cavalcante; Cunha, Isabel Cristina Kowal; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(6): 199-204, 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1099648

Objetivo:

relatar a experiência do processo de implantação da auditoria operativa na Autarquia Municipal de Saúde de um município de grande porte do sul do Brasil.

Método:

trata-se de um relato de experiência, realizado por meio da análise de documentos internos e públicos da referida Autarquia de Saúde, elaborados durante os anos de 2004 a 2018.

Resultados:

identificou-se um aumento no número de auditores, ampliação da quantidade de serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde que passaram a ser auditados, implantação e implementação de relatórios de auditoria, auxílio no desenvolvimento de manuais e protocolos, além de melhoria na qualidade da assistência prestada.

Conclusão:

a implantação do serviço de auditoria operativa é de suma importância na gestão do SUS, não só nos serviços de média e alta complexidade, mas também na atenção primária e demais setores e serviços de assistência à saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2