Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Communication technologies used by nurses in prenatal care / Tecnologias de comunicação utilizadas por enfermeiros no pré-natal / Tecnologías de comunicación utilizadas por enfermeros de la atención prenatal

Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante; Silva, Raimunda Magalhães da; Gonçalves, Jonas Loiola; Borba Netto, Fernanda Colares de; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Brasil, Christina César Praça.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1099742

Objetivo:

O estudo objetivou identificar as tecnologias de comunicação utilizadas por enfermeiros no pré-natal na Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

Estudo descritivo e de corte transversal realizado com 97 enfermeiros em 27 Centros de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados de julho a novembro de 2016, por meio de um questionário elaborado pelos próprios pesquisadores, composto por questões sociodemógráficas e sobre tecnologias educacionais e comunicacionais. Os critérios de inclusão compreenderam enfermeiros executores do pré-natal, com experiência mínima de oito meses e há pelo menos três meses no serviço. Os dados foram analisados com programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0.

Resultados:

A admissão de gestantes não foi realizada por 50,5% (49) dos enfermeiros. A maioria dos enfermeiros (70,5%; 68) não recebeu treinamento para o uso das tecnologias e 81,4% (79) utilizavam o SISPRENATAL. No total, 94,8% (92) dos participantes utilizaram o prontuário eletrônico e o cartão de pré-natal na sua prática.

Conclusão:

As principais tecnologias apontadas para monitorar o progresso da gravidez foram o prontuário eletrônico e o cartão de pré-natal. Destacando-se a falta de treinamento para os enfermeiros em tecnologias.
Biblioteca responsável: BR6.1