Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios do cuidado para o advento da saúde sustentável / Challenges of care regarding the advent of sustainable health / Desafíos del cuidado para el advenimiento de la salud sostenible

Hora, Kenia Oliveira Barbosa da; Martins, Jussara Regina; Valadares, Glaucia Valente.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e44070, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1099973

Objetivo:

analisar a saúde sustentável com o cuidado nas práticas de saúde na enfermagem. Conteúdo um dos objetivos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável é a saúde, e o conceito desta vem se transformando a partir dos momentos históricos vivenciados, com reflexos no aparecimento de novas formulações e propostas de mudanças nos modelos assistenciais de saúde. Faz-se necessário reassumir os compromissos éticos na revalorização do cuidado holístico e na responsabilidade pela vida.

Conclusão:

não é possível mais admitir que a saúde seja vista somente na forma objetiva e o cuidado do outro possa ser situação estanque e não geradora de reflexões no tocante ao cuidar de si. Ainda que estudos possam garantir avanços inúmeros no combate eficaz a uma doença que acomete de forma implacável toda a sociedade, é preciso ampliar também as questões que possam reforçar os cuidados relacionados à subjetividade.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1