Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas de cuidado em saúde mental desenvolvidas por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família / Mental health care practices developed by nurses in the Family Health Strategy / Prácticas de salud mental desarrolladas por enfermeras en la Estrategia de Salud Familiar

Silva Filho, José Adelmo da; Silva, Cicero Rafael Lopes da; Marques, Anna Polianna Batista Ferreira; Nóbrega, Riani Joyce Neves; Pinto, Antônio Germane Alves.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(262): 3638-3642, mar.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1100402
Objetiva-se compreender as práticas de cuidado em saúde mental desenvolvidas por enfermeiros no âmbito da Estratégia Saúde da Família.

Método:

pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 10 enfermeiros atuantes nas Estratégias Saúde da Família de um município da região Centro-Sul do Estado do Ceará.

Resultados:

a partir dos dados emergiram as categorias Compreensão dos enfermeiros sobre o cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família e Práticas do enfermeiro no cuidado à Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família.

Conclusão:

os enfermeiros não se sentem preparados para trabalhar com saúde mental, culminando na oferta de ações superficiais, sem considerar as necessidades reais dos usuários. É apontado, mesmo que poucas vezes, o acolhimento, a escuta, a preocupação com o retorno dos usuários as unidades e o referenciamento dos pacientes para os serviços especializados.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2