Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso do Sistema de Classificação de Robson na avaliação das taxas de cesariana em Santa Catarina e sua associação com perfil institucional / Use of Robson Classification to assess cesarean section rates in Santa Catarina and its association with source of payment for childbirth

Freitas, Paulo Fontoura; Vieira, Helena Gondin May.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 8(1): 1-9, 01/01/2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1100451

Objetivo:

analisar as diferenças nas taxas de cesariana em Santa Catarina, ao comparar os perfis público e privado, de acordo com grupos do Sistema de Classificação de Robson.

Métodos:

estudo transversal baseado no Sistema de Informação dos Nascidos Vivos de Santa Catarina (SINASC/SC), 2012. Foram calculadas as taxas globais e específicas de cesariana de acordo com o grupo do SCR, além do excesso de cesarianas pelo Risco Atribuível Proporcional (RAP). Diferenças nas proporções de partos e taxas de cesariana em cada grupo, de acordo com a forma de pagamento, foram analisadas pelo teste do qui-quadrado, a 5% de significância.

Resultados:

a taxa global de cesariana foi de 60,7%, sendo 88,9% no sistema privado e 45,7% no setor público. Os grupos 1, 4 e 5 do SCR tiveram maior impacto nas taxas globais. No setor privado, chamou à atenção a baixa utilização da indução, com mais de 65% dos partos ocorrendo eletivamente, além da alta concentração de multíparas com cesariana prévia.

Conclusão:

taxas elevadas entre primíparas antecipam o efeito cumulativo da cesariana prévia em multíparas. A grande proporção de cesarianas eletivas em detrimento do manejo ativo do trabalho de parto, principalmente no setor privado, aponta para um grande número de cesarianas realizadas sem indicações médicas e preocupam devido a potenciais efeitos adversos para mães e recém-nascidos.
Biblioteca responsável: BR1780.2