Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologias não invasivas: conhecimento das mulheres para o protagonismo no trabalho de parto / Non-invasive technologies: knowledge of women for protagonism in child labor / Tecnologías no invasivas: conocimiento de las mujeres para el protagonismo en el trabajo infantil

Silva, Maria Regina Bernardo da; Silva, Halene Cristina Dias Armada e; Santos, Camila dos; Monteiro, Herica da Silva; Estevam, Priscila; Santos, Aline Ingrid Xavier dos.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(263): 3729-3735, abr.2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1100605

Objetivo:

Verificar se as tecnologias não invasivas apresentadas as gestantes durante o pré-natal promovem o protagonismo no pré-parto e parto.

Metodologia:

Estudo de campo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, Parecer n.º 3.208.521.

Resultados:

Foram feitas 16 entrevistas com mulheres jovens, 68,75%referiram ser solteiras, com um filho (62,5%) e parto nos últimos 12 meses. Verificou-se que as mulheres vinculam tecnologias não invasivas ao conceito de parto humanizado; que a presença de um acompanhante se tornou demanda social e vai de encontro ao direito e protagonismo da mulher no momento do parto; que a incidência dos procedimentos invasivos diminuíram, porém continua a existir e causar a insatisfação das mulheres. As tecnologias alternativas reconhecidas foram a deambulação, a movimentação, o banho, a música e chamou atenção para o não reconhecimento da bola suíça, recomendado na rede Cegonha. Por fim, a satisfação das mulheres esta interligada a uma experiência mais tranquila e natural, enquanto a insatisfação a utilização de procedimentos invasivos, a falta de orientação e acompanhante. ainda persiste.

Conclusão:

Observou-se que o enfermeiro deverá focar mais em ações educativas voltadas ao reconhecimento das tecnologias não invasivas, durante o pré-natal, tornando as mulheres aptas a tornarem-se protagonistas do ato de gerar outro ser humano e de seu próprio corpo.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2