Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental / Intervención educativa e indicadores de obesidad de candidatos a gastroplastía: estudio cuasi experimental / Educational intervention and obesity indicators of gastroplasty candidates: a quasi-experimental study

Barros, Lívia Moreira; Carneiro, Flávio Neves; Galindo Neto, Nelson Miguel; Araújo, Márcio Flávio Moura de; Moreira, Rosa Aparecida Nogueira; Barbosa, Lorena Pinheiro; Caetano, Joselany Áfio.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20180305, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1100854
Resumo Objetivo Avaliar o efeito de intervenção educativa nos indicadores de obesidade de pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Métodos Estudo quase-experimental realizado de junho a agosto de 2017, em hospital de referência na realização de cirurgias bariátricas no Ceará, com 55 participantes (28 no Grupo Controle e 27 no Grupo Intervenção). O Grupo Controle foi submetido às orientações verbais sobre o procedimento cirúrgico, de rotina da instituição. O Grupo Intervenção, além de tal rotina, foi submetido à intervenção educativa realizada por enfermeira, semanalmente, a partir de leitura de cartilha educativa com informações e esclarecimentos acerca do perioperatório, durante três semanas. Para análise foram utilizados o teste de Wilcoxon para comparar os indicadores de obesidade entre os momentos de coleta e o teste de Mann-Whithey para comparar as variáveis entre os grupos. Resultados As variáveis redução de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura estatura e percentual do excesso de peso tiveram aumento no Grupo Controle e redução, com significância estatística, no Grupo Intervenção. Conclusão O acesso às informações no material impresso foi eficaz para aprendizagem e contribui significativamente para redução de indicadores de obesidade, os quais são clinicamente importantes para realização da cirurgia bariátrica. O uso de tecnologias educacionais deve ser estimulado no preparo pré-operatório de candidatos à gastroplastia.
Biblioteca responsável: BR1.2