Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Controle ineficaz da saúde em pessoas vivendo com AIDS: análise de conteúdo / Control ineficaz de la salud en personas que viven con SIDA: análisis de contenido / Ineffective health control in people living with AIDS: a content analysis

Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Santos, Wenysson Noleto dos; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Santos, Rebecca Stefany da Costa; Oliveira, Izaque Cavalcanti de; Silva, Hallyson Leno Lucas da; Lima, Dhyanine Morais de.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20190129, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1100857
Resumo Objetivo Analisar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem da Taxonomia II da NANDA International, Inc (NANDA-I) Controle Ineficaz da Saúde em pessoas vivendo com Aids. Métodos Estudo do tipo metodológico, de abordagem quantitativa. A validação de conteúdo foi realizada por 41 especialistas quanto à definição, localização, características definidoras e fatores relacionados do diagnóstico estudado. Utilizou-se o teste binomial para determinar a proporção de especialistas que indicaram que cada item adequado não ficou abaixo de 85%. Para tanto, o nível de significância adotado foi de 5%, com p > 0,05, e o item pertinente foi acima de 85%. Resultados Os especialistas julgaram que a definição encontrada na análise de conceito foi mais adequada, quando comparada com a Taxonomia II da versão da NANDA-I (2018-2020). As características definidoras mais prevalentes foram falha em incorporar o tratamento na vida diária e co-infecção Tuberculose/HIV. Já os Fatores relacionados mais frequentes foram negação da doença e falta de expectativas na melhora clínica. Conclusão A amostra final do diagnóstico foi composta por 19 fatores relacionados e 8 características definidoras. Foi sugerida adequação na definição do diagnóstico controle ineficaz da saúde em pessoas vivendo com aids e de seus componentes.
Biblioteca responsável: BR1.2