Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação da Practice Environment Scale entre técnicos e auxiliares de enfermagem / Validación de la Practice Environment Scale entre técnicos y auxiliares de enfermería / Validation of the Practice Environment Scale among nursing technicians and aides

Gasparino, Renata Cristina; Martins, Maria Carolina Pinto; Alves, Daniela Fernanda dos Santos; Ferreira, Thelen Daiana Mendonça.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20190243, 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1100876
Resumo Objetivo Avaliar a confiabilidade e a validade da versão brasileira da Practice Environment Scale entre técnicos e auxiliares de enfermagem. Métodos Estudo metodológico, transversal, realizado com 91 profissionais selecionados de maneira aleatória. As seguintes variáveis foram avaliadas ambiente da prática profissional da enfermagem (por meio da versão brasileira da Practice Environment Scale ), exaustão emocional (por uma subescala do Inventário de Burnout de Maslach), satisfação profissional e clima de segurança (por meio de duas subescalas do Safety Attitudes Questionnaire Short - Form ), percepção da qualidade do cuidado e intenção de deixar o emprego. Para avaliar a confiabilidade das subescalas da Practice Environment Scale e a validade, foram calculados, respectivamente, o coeficiente alfa de Cronbach e o coeficiente de correlação de Spearman entre as subescalas da Practice Environment Scale e as demais variáveis em estudo. Resultados O coeficiente alfa de Cronbach variou de 0,70 a 0,88 entre as subescalas da Practice Environment Scale , sendo que todas obtiveram correlação significante com as variáveis exaustão emocional, satisfação profissional, clima de segurança, percepção da qualidade do cuidado e intenção de deixar o emprego. Conclusão O instrumento demonstrou evidências de confiabilidade e validade satisfatórias para avaliar o ambiente da prática desses profissionais. A disponibilização de um instrumento validado que mensura o ambiente da prática de um maior contingente de profissionais da enfermagem pode auxiliar os gestores a implementarem e avaliarem estratégias que influenciem a melhoria dos resultados com pacientes, profissionais e instituições.
Biblioteca responsável: BR1.2