Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing and hospitalized high-risk pregnant women: challenges for comprehensive care / Enfermería y gestantes de alto riesgo hospitalizadas: desafíos para integralidad del cuidado / Enfermagem e gestantes de alto risco hospitalizadas: desafios para integralidade do cuidado

Souza, Bruna Felisberto de; Bussadori, Jamile Claro de Castro; Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita; Fabbro, Márcia Regina Cangiani; Wernet, Monika.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03557, 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1101390
Resumo

Objetivo:

Analisar as interações entre enfermagem e gestantes de alto risco hospitalizadas quanto às possibilidades e limites de realização de um cuidado orientado pelo princípio da integralidade.

Método:

Estudo qualitativo, fundamentado na base conceitual da integralidade e desenvolvido a partir dos preceitos da análise de conteúdo temática. A coleta dos dados se deu através de entrevistas abertas e observação da cena assistencial de doze profissionais de enfermagem junto a gestantes de alto risco hospitalizadas.

Resultados:

Participaram do estudo 12 profissionais de enfermagem. As práticas de enfermagem estão retratadas a partir de duas categorias temáticas "Acolhimento apoio emocional e informacional" e "Avaliação e monitoramento do risco gestacional". Os achados revelaram intenções de acolher a mulher, provendo suporte informal e emocional, contudo sob fragilidades nas relações intersubjetivas. Há uma ênfase no "êxito técnico", nem sempre suficientemente articulado ao "sucesso prático" nas ações de cuidado, com prejuízos para o alcance da integralidade.

Conclusão:

Os achados revelaram que a ênfase no manejo biomédico do risco obstétrico e limitações estruturais e organizacionais do trabalho acabam por dificultar a incorporação ao cotidiano do cuidado de preocupações e saberes necessários à construção de sua integralidade.
Biblioteca responsável: BR41.1