Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Happiness as a strength in the promotion of adolescent and adult young health / Felicidad como fuerza en la promoción de la salud del adolescente y adulto joven / A felicidade como força na promoção da saúde do adolescente e adulto jovem

Fernandes, Henriqueta Ilda Verganista Martins; Andrade, Luísa Maria Costa; Martins, Maria Manuela; Rolim, Karla Maria Carneiro; Millions, Rejane Medeiros; Frota, Mirna Albuquerque; Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20190064, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1101508
RESUMO Objetivos: avaliar a relação entre as características sociodemográficas dos jovens associadas à subjetividade de ser feliz; avaliar a relação entre a subjetividade de ser feliz e a percepção do estado de saúde; avaliar a relação entre a subjetividade de ser feliz e o ambiente escolar, familiar e grupo de pares na escola. Métodos: estudo observacional, com amostra intencional de 1.069 jovens portugueses, entre 14 e 24 anos, maioria do sexo feminino, que frequenta o ensino secundário. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento. Resultados: destacam-se associações estatisticamente significativas entre a subjetividade de ser feliz e a escolaridade, a percepção do estado de saúde, APGAR Familiar, o envolvimento escolar e familiar, ausência de problemas ou provocações pelos pares na escola. Conclusões: um cuidado positivo e holístico aliado ao potencial de obtenção e consolidação de padrões de vida saudáveis dos jovens permitirá aos profissionais de saúde percebê-los como agentes de mudança individual e social.
Biblioteca responsável: BR1.1