Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cardiovascular risk factors in people deprived of their liberty: an integrative review / Factores de riesgo cardiovascular en personas privadas de libertad: revisión integradora / Fatores de risco cardiovascular em pessoas privadas de liberdade: revisão integrativa

Departamento de EnfermagemSilva, Gabrielle Pessôa da; Departamento de EnfermagemMorais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Departamento de EnfermagemFrazão, Cecília Maria Farias de Queiroz; Lopes, Camila Takáo; Departamento de EnfermagemMangueira, Suzana de Oliveira; Departamento de EnfermagemLinhares, Francisca Márcia Pereira.
Rev. gaúch. enferm ; 41: e20190357, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1101664
RESUMO

Objetivo:

Investigar as evidências científicas sobre os fatores de risco mais frequentes para doenças cardiovasculares em pessoas privadas de liberdade.

Métodos:

Revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados CINAHL, Medline/Pubmed, Scopus, LILACS, CUIDEN, Web of Science e no portal da Biblioteca Virtual de Saúde utilizando os descritores doenças cardiovasculares, fatores de risco, prisões, prisioneiros.

Resultados:

A amostra final foi de 17 artigos originais publicados nas línguas inglesa e espanhola. O sobrepeso e a obesidade foram os fatores de risco cardiovascular mais citados além da diabetes, hipertensão, tabagismo, dislipidemia, consumo de álcool e outras drogas, sedentarismo, síndrome metabólica, ansiedade, depressão e dieta pouco saudável para o coração.

Conclusões:

Os fatores de risco mais frequentes para as doenças cardiovasculares nas pessoas privadas de liberdade foram os classificados como modificáveis. No meio prisional, esses fatores são potencializados em virtude de um ambiente com poucas oportunidades de modificação desses.
Biblioteca responsável: BR1.1