Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Women's sexual health six months after a severe maternal morbidity event / Saúde sexual de mulheres seis meses após um evento de morbidade materna grave / Salud sexual de mujeres seis meses después de un evento de morbilidad materna extrema

Alves, Lisiane Camargo; Costa, Jessica Ribeiro; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3293, 2020. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1101708

Objetivo:

investigar a função sexual feminina em mulheres seis meses pós-parto e comparar a função sexual entre mulheres que tiveram e que não tiveram morbidade materna grave (MMG).

Método:

estudo transversal, com 110 mulheres no período pós-parto, com e sem MMG. Foram utilizados dois instrumentos, um para caracterização das variáveis sociodemográficas e obstétricas e o Female Sexual Function Index (FSFI) para a função sexual. Foram realizadas análises univariada, bivariada e modelo de regressão.

Resultados:

os escores do FSFI mostraram 44,5% de disfunção sexual feminina, sendo 48,7% entre as mulheres que tiveram MMG e 42,0% entre as que não tiveram. Houve diferenças significativas entre idade (P=0,013) e duração da gravidez (P<0,001) entre as mulheres com ou sem MMG. Dentre os casos de MMG, os distúrbios hipertensivos foram os mais frequentes (83%). Obteve-se associação entre alguns domínios do FSFI e as variáveis orgasmo e cor autorreferida, satisfação e tempo de relacionamento, e dor e MMG.

Conclusão:

mulheres brancas têm maior dificuldade de atingir orgasmo quando comparadas com mulheres não-brancas e mulheres com mais de 120 meses de relacionamento sentem-se mais insatisfeitas com a saúde sexual do que mulheres com menor tempo de relacionamento. Mulheres que tiveram algum tipo de MMG apresentam mais dispareunia quando comparadas com mulheres que não tiveram MMG.
Biblioteca responsável: BR26.1