Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation of Bakas Caregiving Outcome Scale for brazilian portuguese / Validação da Bakas Caregiving Outcome Scale para o português do Brasil / Validación de la Bakas Caregiving Outcome Scale para el portugués de Brasil

Costa, Tatiana Ferreira da; Pimenta, Cláudia Jeane Lopes; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Fernandes, Maria das Graças Melo; Nogueira, Jordana de Almeida; Costa, Kátia Neyla de Freitas Macedo.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3249, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1101726

Objetivo:

analisar as propriedades psicométricas da versão adaptada da Bakas Caregiving Outcome Scale para o português do Brasil.

Método:

trata-se de um estudo metodológico, de corte transversal, realizado com 151 cuidadores informais de pessoas com sequela de acidente vascular encefálico cadastrados em Unidades de Saúde da Família. Para avaliar a confiabilidade, foi utilizado o alfa de Cronbach. A validade de construto foi verificada por meio da análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e correlação com medidas de instrumentos que avaliam construtos correlacionados.

Resultados:

o alfa de Cronbach para a pontuação total da BCOS foi de 0,89. A análise fatorial e exploratória gerou uma estrutura de um fator, que foi confirmada pela análise fatorial confirmatória. A validade de construto foi apoiada pelas altas correlações positivas com Afeto Negativo (r = 0,51) e Experiência Negativa (r = 0,47) da Escala de Bem-estar e com a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse-21 (r = 0,53) e correlações negativas com Afeto Positivo (r = -0,47) e Experiência Positiva (r = -0,17) da escala de Bem-Estar.

Conclusão:

a Bakas Caregiving Outcome Scale apresenta evidências de confiabilidade e validade satisfatórias em cuidadores familiares de sobreviventes de acidente vascular encefálico.
Biblioteca responsável: BR26.1