Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Da violência sexual e outras ofensas contra a mulher com deficiência / Sexual violence and other offenses against women with disabilities

Passos, Regina Lucia; Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade CulturalTelles, Fernando Salgueiro Passos; Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade CulturalOliveira, Maria Helena Barros de.
Saúde debate ; 43(spe4): 154-164, 2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1101931
RESUMO O ensaio teve como objetivo analisar dois parâmetros que sustentam a violência no Brasil ser mulher e com deficiência. Discute-se a forma de como a deficiência potencializa a invisibilidade social das mulheres. O referencial teórico está nos campos da violência de gênero e da deficiência, nos conceitos de feminicídio, no campo de deficiências e seus modelos e da acessibilidade atitudinal e invisibilidade. A discussão, em revisão de literatura de caráter interdisciplinar, desenvolve-se sob os conceitos de invisibilidade sociojurídica e de discriminação. Os diplomas normativos sobre o tema e sobre a realidade são analisados nas seguintes perspectivas invisibilidade sociojurídica, intangibilidade na saúde pública, ausência e exclusão. Conclui-se que a violência contra a mulher com deficiência é mais invisibilizada no âmbito sociojurídico, considerando que tanto o gênero quanto a deficiência a potencializam e criam a necessidade de políticas públicas para debelar grave violação aos direitos humanos.
Biblioteca responsável: BR1.1