Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intensive care in non-critical units: representations and practices of novice graduate nurses / El cuidado intensivo en unidades no críticas: representaciones y prácticas de enfermeros recién graduados / O cuidado intensivo em unidades não-críticas: representações e práticas de enfermeiros recém-formados

Almeida, Rute de Oliveira; Ferreira, Márcia de Assunção; Silva, Rafael Celestino da.
Texto & contexto enferm ; 29: e20190089, Jan.-Dec. 2020. graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1101984
RESUMO

Objetivo:

analisar as práticas de enfermeiros recém-formados em face das suas representações sociais sobre o cuidado intensivo ao paciente crítico prestado em unidades de pacientes não-críticos.

Método:

pesquisa qualitativa, pautada nas representações sociais, com 26 enfermeiros recém-formados em uma universidade privada do Rio de Janeiro (Brasil). Coleta de dados entre 2016 e 2017 por entrevista semiestruturada e análise do tipo lexical pelo software Alceste.

Resultados:

o contexto da Unidade de Terapia Intensiva influencia as representações sociais, o que mobiliza aspectos identitários deste ambiente que estereotipam a enfermaria como um local desorganizado e que não dispõe de recursos materiais e de profissionais capacitados. Com isso, quando os recém-formados agem e apesar do esforço e dedicação não conseguem transferir o paciente, exacerbam-se o medo e falta de confiança, resultando em ações que podem trazer riscos ao paciente.

Conclusão:

há estereótipos em relação à clínica que limitam as ações de cuidado do recém-formado frente ao paciente crítico, devendo ser resignificados na formação generalista. Recomenda-se desenvolver programas de acompanhamento dos enfermeiros recém-formados.
Biblioteca responsável: BR17.1