Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Custo de processamento de produtos para saúde: uma revisão integrativa / Cost of healthcare products processing: an integrative review / Costo de procesamiento de productos de salud: una revisión integrativa

Pereira, Rita Rozileide Nascimento; Pascoal, Lívia Maia; Rolim, Isaura Letícia Tavares Palmeiras; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Silva, Elza Lima da.
Rev. SOBECC ; 25(2): 105-113, 30/06/2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1102119

Objetivo:

Analisar o conhecimento produzido na última década sobre custos hospitalares relacionados ao processamento de produtos para saúde (PPS) reutilizáveis em Centros de Material e Esterilização (CME) e empresas processadoras.

Método:

Revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os artigos selecionados foram publicados entre 2009 e abril de 2019. A busca inicial resultou em 782 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final compôs-se de 15 estudos, que foram analisados na íntegra.

Resultados:

A maioria dos trabalhos comparou o custo de diferentes tecnologias empregadas no processamento de PPS para obter economia, ou avaliou a redução de gastos com desperdício, principalmente com a diminuição do tamanho de bandejas cirúrgicas para redução de custo com o processo.

Conclusão:

O processamento de PPS mostrou ser medida que gera economia quando se selecionam adequadamente as tecnologias envolvidas no processo e se evitam os desperdícios.
Biblioteca responsável: BR2499