Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento e uso da biossegurança por profissionais de saúde bucal do SUS do Sertão Pernambucano / Knowledge and use of biosafety by professionals of oral health of the SUS of Sertão Pernambucano

Ramos, Letícia Francine Silva; Silva Sobrinho, Adriano Referino da; Soares, Marília de Lima; Duarte Filho, Eduardo Sérgio Donato; Ferreira, Stefânia Jerônimo; Carvalho, Marianne de Vasconcelos.
Arq. odontol ; 56: 1-7, jan.-dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-1102155

Objetivo:

Avaliar o conhecimento e o uso dos procedimentos que envolvem a biossegurança por cirurgiões dentistas e assistentes de saúde bucal em um município do sertão de pernambucano, buscando averiguar a compreensão da necessidade e da importância da utilização da biossegurança.

Métodos:

Estudo observacional descritivo realizado através de questionário aplicado para os profissionais da área odontológica vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. A amostra foi constituída de 29 profissionais da área odontológica que responderam ao questionário, sendo 9 dentistas e 20 auxiliares.

Resultados:

Cem por cento dos profissionais afirmam lavar as mãos antes e depois dos procedimentos. Apenas 20% dos ASB lavam o instrumental em pia fora do consultório; 90% costumam fazer a assepsia da cadeira odontológica após cada atendimento; 95% costumam fazer a assepsia da cuspideira e do equipo/cárter após cada atendimento.

Conclusão:

Os profissionais possuem conhecimento satisfatório acerca da biossegurança no consultório odontológico. Contudo, deve-se uma atenção especial ao uso de luvas estéreis e de campo cirúrgico durante os procedimentos necessários, bem como à disponibilização de equipamentos de proteção individual aos pacientes, a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada.
Biblioteca responsável: BR365.1
Localização: BR365.1