Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Boas práticas de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva: Desenvolvendo o Histórico de Enfermagem / The history of nursing as good practice in the intensive therapy unit

Santos, Marisa Gomes dos; Silva, Tatiana Gaffuri da; Silva, Alexsandra Martins da; Bitencourt, Júlia Valéria de Oliveira Vargas; Nascimento, Eliane Regina Pereira do; Bertoncello, Katia Cilene Godinho.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 21-26, jun. 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1102459

Objetivo:

Analisar o significado da prática do histórico de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

Estudo qualitativo, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva do sul do Brasil, com nove enfermeiros. A coleta de dados ocorreu por meio de grupo de discussão, tendo como questão disparadora O que significa a prática do Histórico de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva? Os dados foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

O estudo deu origem a três discursos com as ideias centrais O histórico de enfermagem representa a qualificação do cuidado e o empoderamento da enfermagem; A informação como ferramenta do cuidado; O instrumento utilizado para o histórico de enfermagem como construção coletiva. Considerações Finais O histórico de enfermagem como boa prática confere à profissão, autonomia, empoderamento e visibilidade. Ademais, qualifica e assegura o cuidado oferecido respaldando o exercício profissional. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2