Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Demanda de atendimento em práticas integrativas e complementares por usuários da atenção básica e fatores associados / Demand for health care in integrative and complementary practices by primary care users and associated factors

Vieira, Igor Cordeiro; Jardim, Willian Pedro Correa Andrade; Silva, Danielle Paula da; Ferraz, Fabiana Alaide; Toledo, Priscila Silva; Nogueira, Mário Círio.
Rev. APS ; 21(4): 551-569, 20181001.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1102597

Objetivo:

Identificar a demanda e a proporção de uso das práticas integrativas e complementares (PIC) pela população residente em área de abrangência de unidade básica de saúde (UBS).

Métodos:

Inquérito epidemiológico entre os usuários de uma UBS, em um município de médio porte em Minas Gerais. A população de estudo consistiu de adultos residentes na área de abrangência desta UBS, atendidos no mês de agosto de 2016. Foram realizadas entrevistas diretas com os pacientes, utilizando um questionário estruturado e estimadas prevalências de respostas positivas a cada questão, testando para associações entre variáveis, com o teste qui-quadrado.

Resultados:

Entre os entrevistados, houve o predomínio de mulheres, da raça/cor branca, religião católica, escolaridade fundamental incompleta, com cônjuge, ocupação do lar e equilíbrio entre as faixas etárias. A grande maioria (88,3%) conhecia alguma PIC, sendo as mais conhecidas a acupuntura (78,9%) e a homeopatia (67,7%). Cerca de metade (53,3%) já utilizou alguma PIC, e as mais usadas foram a fitoterapia (36,0%) e a homeopatia (24,3%). A demanda percebida de atendimento pelas PIC foi de 81,9% e de informação de 92,5%, com pequenas diferenças entre as diversas PIC. Apenas 34,9% dos usuários da UBS sabiam que as PIC são oferecidas em serviços públicos de saúde do município, sendo a homeopatia a que teve maior proporção (25,3%). Dentre as variáveis sociodemográficas, o conhecimento sobre as PIC esteve associado à escolaridade mais alta, o uso das PIC ao sexo feminino, a necessidade de informação sobre as PIC à raça/cor não branca e às religiões evangélicas, e o conhecimento sobre as PIC estarem disponíveis no SUS à idade mais elevada. A necessidade de atendimento pelas PIC não se associou a nenhuma variável.
Biblioteca responsável: BR378.1