Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rádio web na escola: um instrumento para prevenção contra o uso de drogas / Web radio at school: an instrument for drug use prevention

Lima, Deivson Wendell da Costa; Oliveira, Deceles Ingrid de Carvalho; Queiroz, Pâmella Costa; Queiroz, Tatiane Aparecida; Sousa, Ana Luiza de Oliveira.
Rev. APS ; 22(1): 215-228, 20190101.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1102715
Este estudo teve como objetivo relatar a experiência da utilização da rádio web na escola como uma ferramenta para a prevenção contra o uso de drogas. Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de intervenção em uma escola estadual no interior do Rio Grande do Norte, desde agosto de 2016 até os dias atuais. Participaram a equipe de residentes multiprofissionais em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade junto com a comunidade escolar, sob orientação e supervisão do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas. Promoveram-se oficinas sobre a estrutura de um programa de rádio, técnicas vocais, uso de redes sociais e mídias, exemplificação dos diferentes gêneros e formatos radiofônicos e construção dos roteiros. Nos programas, a temática das drogas foi abordada sob a ótica do fortalecimento de vínculos e de redução de danos, por meio de cordéis, textos, quiz, vinhetas e músicas. Na execução desse projeto, pode-se perceber o interesse e a autonomia dos alunos monitores em seu desenvolvimento, garantindo a obtenção de novas conquistas e aprendizados a cada programa realizado, fortalecendo vínculos na comunidade escolar e promovendo um crescente processo de corresponsabilização dos discentes com o próprio cuidado e aprendizado.
Biblioteca responsável: BR378.1