Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cuidar de enfermagem em saúde mental na perspectiva da reforma psiquiátrica / Caring for mental health nursing from the perspective of psychiatric reform

Silva, Joyce Soares e; Ribeiro, Hellany Karolliny Pinho; Fernandes, Márcia Astrês; Rocha, Daniel de Macêdo.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 170-175, jun. 2020. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1103026

Objetivo:

Descrever a contribuição das boas práticas dos cuidados de enfermagem para o desenvolvimento da saúde mental após a reforma psiquiátrica.

Metodologia:

Trata- se de estudo de revisão integrativa, realizado nas bases de dados Medline via Pubmed, Lilacs e Cinahl, com análise e síntese de 14 estudos primários.

Resultados:

As boas práticas de enfermagem em seu amplo espectro de possibilidade incluem a disponibilidade pessoal da equipe para entender o sujeito; o acolhimento inicial na admissão; a construção de projetos terapêuticos individualizados e adequados para as necessidades do indivíduo; além da busca por utilização de dispositivos que atinjam a cumplicidade, respeito e confiança cliente-equipe de enfermagem.

Conclusão:

Com a reforma psiquiátrica os profissionais de enfermagem buscaram se adequar às novas condições de assistência terapêutica distanciando-se da assistência prestada no século passado. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2