Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pensamento crítico e as estratégias de ensino para docentes do curso de graduação em enfermagem / Critical thinking and teaching strategies for professors of undergraduation nursing courses / Pensamiento crítico y las estrategias de enseñanza para prodessores del curso de graduación en enfermeira

Rufino, Cleide Gonçalo; Viana, Lígia de Oliveira; Menezes, Harlon França de; Dutra, Eva Jordana de Oliveira; Valente, Geilsa Soraia Cavalcante; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e41988, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1103393

Objetivo:

analisar a percepção dos docentes do curso de Graduação em Enfermagem acerca do desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, a partir da utilização de estratégias de ensino e suas implicações no processo ensino aprendizagem.

Método:

estudo exploratório, descritivo, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 16 docentes de um curso de graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e categorizados pela técnica de análise temática, sendo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

evidenciaram-se três categorias pensamento crítico como interpretação subjetiva, estratégias de ensino utilizadas pelos docentes no curso de graduação em enfermagem, e desafios e facilidades para o desenvolvimento do pensamento crítico no curso de graduação em enfermagem.

Conclusão:

os docentes mantiveram opiniões positivas e pontuaram que o pensamento crítico é construído ao longo da vida do ser humano, sendo considerado inerente à construção das suas habilidades e capacidades profissionais.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1