Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distribuição de óbitos de câncer infanto-juvenil nas regionais de saúde do estado do Rio de Janeiro / Distribution of the deaths from childhood and adolescent cancer across the regional health agencies from the Rio de Janeiro State / Distribución de óbitos de cáncer niños y adolescentes en las regionales de salud del estado del Río de Janeiro

Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Silva, Bianka Queiroz da; Valente, Rayssa Goulart; Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira; Bárcia, Leila Leontina do Couto; Regazzi, Isabel Cristina Ribeiro.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 890-896, jan.-dez. 2020. tab, mapas
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1104053

Introdução:

apesar do aumento da sobrevida as neoplasias infanto-juvenil continuam ocupando a segunda posição em óbitos nos países em desenvolvimento.

Objetivo:

analisar a distribuição espacial de óbitos de neoplasia maligna em pacientes de 0 a 19 anos de idade entre as regionais de saúde do estado do Rio de Janeiro.

Método:

estudo ecológico, que analisou a distribuição espacial de óbitos no período de janeiro a dezembro de 2015 através do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Os dados foram tabulados no Tabnet e analisados no programa estatístico R.

Resultados:

dos 101 óbitos observados, 24 (23,8%) foram por neoplasias malignas do Sistema Nervoso Central, e a maior taxa de óbito geral foi na Metropolitana I (63,3%), e por leucemia na Baixada Litorânea (27,9%).

Conclusão:

a identificação de óbitos mais frequentes por neoplasia maligna torna possível a construção de políticas públicas, visando medidas de prevenção, diagnosticas e tratamento condizente com a realidade local
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1