Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A enfermagem frente ao processo de morte e morrer: uma reflexão em tempos de Coronavírus / Enfermería frente al proceso de muerte y morir: una reflexión en tiempos del Coronavirus / Nursing in front of the death and dying process: a reflection in times of Coronavirus

De Paula, Glaudston Silva; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; França, Luiz Carlos Moraes; Neto, Florêncio Reverendo Anton; Barbosa, Diogo Jacintho.
J. nurs. health ; 10(4): 20104018, abr.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1104066

Objetivo:

refletir sobre os desafios da enfermagem diante do processo de morte e morrer em face a pandemia por Coronavírus.

Método:

estudo de análise reflexiva baseada na leitura, análise e interpretação de artigos e relatórios do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Enfermagem.

Resultados:

a mudança cotidiana no enfrentamento do Coronavírus, conduz a uma maior vulnerabilidade do profissional de enfermagem, sejam elas fruto da restrita formação sobre a morte e o morrer ou da experiência prática em tempos de pandemia.

Conclusão:

o espaço acadêmico tem sido apresentado como um possível local de discussão e desenvolvimento de habilidades e competências para o cuidado ao paciente que está morrendo. No entanto, os profissionais de enfermagem não vêm sendo preparados adequadamente para lidar com a morte, já que esta pode ser sinônimo de sofrimento psíquico e estresse, assim como a morte do paciente passou a ser um sinônimo de fracasso profissional.(AU)
Biblioteca responsável: BR1060.1