Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento da equipe de enfermagem em relação aos sinais e sintomas da sepse / Knowledge of nursing team in relation to sepse signs and symptoms

Alvim, André Luiz; Silvano, Larissa Maria; Ribas, Rebeca Tavares de Melo; Rocha, Renata Lacerda Prata.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2): 133-138, jul. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1104393

Objetivo:

verificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação aos sinais e sintomas da sepse.

Método:

estudo descritivo que foi realizado em um hospital de grande porte localizado na região leste de Belo Horizonte, MG, Brasil. A amostra contemplou 61 participantes atuantes no setor de internação que responderam um instrumento estruturado com 25 questões de múltipla escolha.

Resultados:

a maioria dos profissionais concordou totalmente sobre a temperatura >38oC (82,0%), oligúria (80,3%), frequência cardíaca >90 bpm (68,8%), delirium (59,0%) e hipotensão (80,3%). No entanto, os fenômenos cardiovasculares da sepse não obteve frequência satisfatória, pois a equipe de enfermagem discordou totalmente (49,2%) sobre a hipervolemia, vasodilatação periférica, depressão miocárdica, e hipermetabolismo.

Conclusão:

a equipe de enfermagem possui conhecimento adequado sobre a temática, porém observou-se dificuldade na identificação das disfunções cardiovasculares, reforçando a necessidade de treinamentos em relação ao protocolo gerenciado. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2