Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Asociación entre calidad de vida relacionada con salud y factores sociodemográficos y antropométricos en una institución de salud de Medellín, Colombia / Association between quality of life related to health and sociodemographical and anthropometric factors in a colombian health institution / Associação entre qualidade de vida relacionada à saúde e fatores sociodemográficos e antropométricos em uma instituição de saúde colombiana

Grajales Toro, Sebastian; Correa Silva, Juan Pablo; Cano Uribe, Sara; Lopera Garcia, Damaris; Perez Orozco, Danna Jackeline; Alvarez Hernandez, Karen.
Rev. salud bosque ; 10(1): 41-51, 2020. Tab, Ilus
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1104429
Introdução. A qualidade de vida relacionada à saúde é definida como a percepção subjetiva e influenciada pelo estado atual de saúde sobre a capacidade de realizar as atividades importantes de uma pessoa, frequentemente afetadas pelo processo de envelhecimento. Objetivo. Caracterizar a qualidade de vida relacionada à saúde e possíveis associações com fatores antropométricos e sociodemográficos na população idosa. Materiais e métodos. Foi realizado um estudo descritivo com intenção analítica e um estudo transversal, avaliando a qualidade de vida relacionada à saúde em idosos. A população do estudo foi composta por 145 pessoas com idades entre 70 e 92 anos, que participaram voluntariamente do estudo e para quem foi aplicado o questionário SF-36 com questões sociais e demográficas, além de medidas de altura e peso. Com as informações coletadas, foi realizada uma análise univariada. Resultados. 60,7% dos participantes apresentaram boa qualidade de vida relacionada à saúde. Entre as características sociodemográficas, verificou-se que 63,4% eram mulheres, 67,6% pertenciam à classe média alta, 67,7% possuíam ensino médio-médio (67,6), 81,4% pertenciam ao sistema contributivo e 48,3% estavam acima do peso. Conclusões. É necessário implementar programas de proteção e cobertura da previdência social para idosos que beneficiem especialmente o sexo feminino, idosos de idade avançada e pertencentes ao sistema subsidiado.
Biblioteca responsável: CO647.9