Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desejo de doar leite: relação com características maternas / The desire to donate breastmilk: Relationship with maternal

dos Santos e Silva, Renata Kelly; Sany de Moura, Maria Sauanna; de Lima Carvalho, Maynara; Ribeiro Braz, Zeila; dos Santos Moura, Nadya; Nogueira Mendes, Anderson; Pacheco Rodrigues, Malvina Thais.
Av. enferm ; 38(2): 216-225, May-Aug. 2020. tab
Artigo em Português | COLNAL, BDENF, LILACS | ID: biblio-1114691
Resumo

Objetivo:

relacionar o desejo de doar leite materno aos aspectos socio-demográficos, clínicos e obstétricos.

Materiais e métodos:

estudo transversal e analítico com abordagem quantitativa, realizado com 226 mulheres durante o puerpério imediato, em um Hospital de Referência do interior do Piauí, Brasil, entre dezembro de 2016 e junho de 2018. Na estatística analítica, realizaram-se os testes de Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado de Pearson, Razão de verossimilhança e o teste t-Student.

Resultados:

a caracterização sociodemográfica revelou que as participantes do estudo eram predominantemente casadas (n = 165; 73 %), pardas (n = 145; 64,1 %) e 79 (34,9 %) praticavam atividade física. Das entrevistadas, 78,3 % (n = 177) desejavam ser doadoras de leite materno, o que indica relação significativa com os anos de estudo (p = 0,038) e com as que receberam orientações sobre o assunto durante o pré-natal (p = 0,028).

Conclusões:

o desejo de doar leite materno esteve significativamente relacionado às variáveis de maior escolaridade da mulher e às orientações recebidas no pré-natal sobre o assunto, o que demonstra a relevância da educação em saúde dentro do contexto.
Biblioteca responsável: CO136.1