Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reasons of drug use among adolescents: implications for clinical nursing care / Motivaciones de la adición a las drogas entre adolescentes: implicaciones para el cuidado clínico de enfermeira / Motivações do consumo de drogas entre adolescentes: implicações para o cuidado clínico de enfermagem

Soares, Francisco Rafael Ribeiro; Oliveira, Deceles Ingrid de Carvalho; Torres, Joana Darc Martins; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Guimarães, José Maria Ximenes; Monteiro, Ana Ruth Macêdo.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03566, 2020.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1115161
Resumo Trata-se de um ensaio teórico que objetiva refletir sobre os motivos para e por que dos adolescentes usarem drogas e suas implicações no cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se do referencial da fenomenologia social de Alfred Schutz. Os principais motivos para identificados foram a atenuação da crise existencial, a formação de vínculos sociais e a diversão. Já os motivos por que estão relacionados às características próprias da adolescência, às rupturas dos laços sociais e familiares e às condições de vulnerabilidade programática. As motivações fornecem importantes informações para o desenvolvimento de estratégias de atenção centralizada na pessoa e não na droga de abuso. A ação cuidadora do enfermeiro se consolida a partir de estratégias de educação em saúde emancipatórias e pautadas na estratégia da redução de danos e riscos relacionados ao consumo de drogas e na possibilidade de, em uma relação face a face, ajudar o adolescente a tomar ciência de sua situação biográfica, para que possa, conhecedor de si, agir com vistas à promoção de sua saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1